top of page

Você conhece a Logoterapia?

Ela é fundamental hoje, já que assisto muitas pessoas abatidas emocionalmente, sem esperança, perspectivas e sem sentido na vida.


Viktor Emil Frankl era psiquiatra e foi enviado para Auschwitz, na Polônia, onde recebeu uma tatuagem de prisioneiro nº 119.104, quando Hitler invadiu a Alemanha em 1938.

Posteriormente, acabou passando por outros campos de concentração, sendo libertado apenas no fim da guerra.


O psiquiatra conta no livro “Em busca de sentido” sua experiência e o contato com outros prisioneiros. Além de ressaltar para si mesmo a certeza de que a vida tinha sentido mesmo sob as dificuldades extremas que viveu – em meio à dor, fome, frio e brutalidade. Ele observou que as pessoas que tinham esperanças de reencontrar quem amavam e que iriam conseguir sair de lá aguentavam mais o sofrimento.


Descubra como dar sentido à vida


É importante destacar que, para a logoterapia, sempre há sentido na vida. Seja nos momentos de conquista ou mesmo de sofrimento e adversidades, como o contexto causado pela pandemia, frustrações e perdas.


A partir disso, é encarar os desafios impostos pela vida como uma oportunidade para voltar o olhar para si e buscar as transformações necessárias.


Para Frank, tudo pode ser retirado do homem, exceto a última das liberdades humanas, que é a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida. Ou seja, poder moldar a vida dentro dos limites das possibilidades dadas a ele, mesmo nas circunstâncias mais difíceis.


Veja algumas técnicas usadas na logoterapia:


Desreflexão: A desreflexão é usada quando uma pessoa é excessivamente absorvida em um problema ou na realização de um objetivo. Ao redirecionar a atenção ou desviar a atenção do “eu”, a pessoa pode se tornar completa pensando nos outros e não em si mesma.


Intenção paradoxal: A intenção paradoxal envolve pedir o que mais tememos. Para pessoas que experimentam ansiedade ou fobias, o medo pode paralisá-las. Mas, usando humor, eles podem desejar o que mais temem, removendo o medo de sua intenção e aliviando os sintomas de ansiedade associados a ela.


Diálogo socrático: O diálogo socrático é uma técnica na qual o logoterapeuta usa as palavras da própria pessoa como um método de autodescoberta. Dessa maneira, ao ouvir atentamente o que a pessoa diz, o terapeuta pode apontar padrões específicos de palavras ou soluções de palavras para o paciente e deixar que ele veja um novo significado neles. Esse processo permite que uma pessoa perceba que a resposta está dentro e está apenas esperando para ser descoberta.



Para Frankl os humanos são motivados pela busca do significado pela vida e, que a falta de sentido é a principal fonte do estresse, bem como a ansiedade.


Neste Setembro Amarelo faço essa reflexão. Concordo que a desconexão com o sentido da vida leva a uma vida egoísta, sem fé, esperança e sentido.


Assim como a agressividade, abuso e horror provocado por Hitler não foi só de natureza humana, havia uma força má e perversa guiando as atrocidades, hoje esse mesmo agente maligno tira das pessoas a conexão com o Divino e esse é o caminho da tristeza, desesperança e morte.


Além de aceitarem valores e conceitos limitantes sem questionamentos, assim como o distanciamentos do EU Interior sendo as causas do desespero e amargura de muitos.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page