top of page

Tipos de Depressão

Segue abaixo a classificação da Psiquiatria para a Depressão, detalhei alguns traços:


1) Transtorno depressivo maior (depressão unipolar): Esse é o tipo de depressão mais frequente e conhecido. Caracteriza-se por um quadro de humor deprimido, perda de interesse e de prazer, energia reduzida, diminuição das atividades e, em casos mais graves, sofrimento, melancolia e incapacidade temporária, especialmente quando não tratado.


2) Depressão bipolar Transtorno Bipolar é diferente da depressão, mas esse tipo consta nesta lista porque a pessoa experimenta episódios de humor extremamente deprimido que satisfazem os critérios para depressão maior. É a alternância de momentos depressivos com períodos de extremos, eufóricos ou irritáveis, chamado "mania" ou uma forma menos grave. É a alternância de momentos depressivos com períodos de extremos, eufóricos ou irritáveis, chamado "mania" ou uma forma menos grave, chamada "hipomania". EM crise aparece Ansiedade Generalisada e ataque de pânico.


3) Distimia (transtorno depressivo persistente): Essa é uma forma de depressão crônica com duração mínima de dois anos, de intensidade moderada, quando o indivíduo fica predominantemente triste, desanimado, pessimista e sem vontade de agir, com pouca energia e concentração. Essa pessoa gosta muito do trabalho, muito crítica, dificuldade social, rígida e mau humorada. Pensa que isso é da personalidade, mas verdade é um grau de depressão. Geralmente teve fases de um episódio mais sério de depressão e vive depois “mornal”, com poucos investimentos e económica em relação a vida, com alguns sintomas mais leve depressivos. Muita dificuldade em relacionamentos íntimos, “pega pesado com o parceiro(a)” só vê os defeitos dos mais íntimos, não aprecia o azul do céu e veste geralmente roupas escuras.


4) Depressão pós-parto: Os sintomas podem aparecer nas primeiras semanas depois do parto ou mesmo durante a gestação. Varia em grau, mas revela tendência depressiva em alguma fase da vida.


5) Transtorno afetivo sazonal: É o nome dado à depressão durante os meses de inverno, quando há menos luz solar natural, em particular em países de clima temperado, onde os dias de invernos são curtos e a exposição à luz reduzida. A depressão de inverno, que costuma se repetir todos os anos, é acompanhada de retraimento social, aumento do sono e ganho de peso.


6) Depressão psicótica: Ocorre quando uma pessoa tem depressão grave e sintomas psicóticos, como ter falsas crenças (delírios) e ouvir ou ver coisas perturbadoras que os outros não conseguem perceber também (alucinações). Os sintomas psicóticos geralmente têm um "tema" depressivo, como delírios de culpa, pobreza, também ter um conteúdo persecutório.


7) Transtorno depressivo induzido por substância/medicamento: Está associada à ingestão, injeção ou inalação de uma substância (droga de abuso, exposição a uma toxina ou uso de medicamento), e incluem os sintomas de um transtorno depressivo que persistem além da duração esperada dos efeitos fisiológicos da intoxicação ou período de abstinência.



Referência:

Manual Diagnóstico e estatístico de Transtornos Mentais:DSM-5. American Psychiatric Association. Artmed, 2014.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page