top of page

Quem normal e quem é anormal?

Recentemente achei um livro que li a mais de 20 anos atrás Neurose e Psicose, para a psicanálise a Neurose são as pessoas “normais” predominam traços mais estáveis, já que elas reconhecem limites, mas que pela graduação de sua repressão se privam de ultrapassar a Lei, ou seja, foram podadas e introduziram dentro delas o que é certo e errado. São persistentes, resilientes e buscam com paciência aprimoramento em todos os aspectos: físico, educacional, cultural e espiritual.



Quanto aos Psicóticos esses são os anormais, visto que não possuem limites e irrestritamente tentam fazer valer os desejos deles, não evoluem, não aprendem com os erros, pegam atalhos para ter sucesso, dinheiro e primam por prazer e não deveres e responsabilidades eles desconsideram. Pervertem a vida e os verdadeiros valores.


A vida pulsional do ‘anormal’ é descontrolada e sobressai traços como: ciúme exagerado, possessão, relação de uso(objetal), nunca demonstra satisfação e contentamento, sensação de vazio, controle irrestrito sobre pessoas, coisas e família, inveja, raiva, delírio= fala de coisas que não foram provadas, mas há um discurso longo e extenso em cima de suposições, desejos próprios ou medos projetados na história.


Percebemos em alguns casos a paranóia- achar que todos estão contra ela, além de ter a nítida impressão que alguns estão tramando contra ela, além de fazerem coisas horríveis que não são reais, essa mania de perseguição não é normal.


Acesso de ira, descontrole emocional, negar a realidade(muita teimosia), doenças psicossomáticas, vícios, imensa dificuldade de aceitar um NÃO isso é apavorante e traz estresse para o relacionamento quando é contrariado(a), Instabilidade emocional, apreciar gastar dinheiro e se divertir e ser indisciplinado(a). Pouco apreço pelo trabalho duro e mais prazer em receber sem esforço.


Outros traços de quem não é muito normal, manipulação, chantagista, dependência emocional ou financeira, dificuldade de admitir os próprio erro, sensibilidade extrema e facilidade de ser influenciado pelos outros, pessoas e grupos. Como se a pele fosse muito fina e trocam a cada fase.


Como é o casamento com que é anormal/psicótico?


Cansativo, exigente, sem trocas apenas um lado cede e por medo de ameaças e retaliações, sem comunicação sincera e profunda. Quem é mais preservado literalmente carrega quem tem traços psicóticos nas costas.


É muito difícil e cansativo aguentar pessoas egoístas e com sentimentos ambivalentes(amor/ódio). Por isso nunca julgue quem se separa, na verdade alguns estão apenas tentando sobreviver sozinhos para ter paz e saúde mental.


Escolher bem com quem você se relaciona evitará ir pela aparência, desespero ou sedução.

47 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page