top of page

O que poderá mudar neste ano?!

Atualizado: 3 de jan.

Alguns até podem falar: “NADA” o que é muito triste escutar, visto sermos pessoas pulsantes, em movimento, com liberdade de escolha e inteligência. Se nada muda em você ou em sua vida há algo errado.


Lamentavelmente o conceito de mudança é mais escasso para quem tem psicopatologias graves! Os demais tentam sim alterar, aprimorar, desenvolver, incrementar, acreditar e de forma cadente e gradativa inserir na vida novos ou melhores: conceitos, hábitos, conhecimentos e tomarem novas decisões.


Os orientais consideram a vida como sendo um Ciclo, pense em uma esfera(círculo) e não em uma rampa como é o conceito ocidental. Isso mesmo reduzimos a velocidade, caímos, ficamos fracos e depois subimos e voltamos ao topo.


Assim deve ser considerada nossa Jornada. Ficar no alto e dando o máximo o tempo todo é ruim e em baixo o tempo inteiro idem, por isso das alternâncias: dia/noite; verão/inverno...tudo se alternando.


Quis acrescentar em minha vida além do conhecimento da Psicologia e Psicanalise o estudo sobre a Medicina Tradicional Chinesa, como um aparato a mais para ajudar as pessoas, assim como a mim mesma.


Na visão oriental, o conceito de energia refere-se a tudo. Tudo no universo é formado de energia, seja na sua forma material ou imaterial. Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a energia recebe o nome de Qi. O Qi seria como uma soma entre o que é material e imaterial, e o universo a manifestação do Qi em todas as suas formas.


A circulação de Qi pelo organismo é necessária para que ele se encontre em harmonia, uma vez que a saúde nada mais é do que o livre fluxo de energia. O conceito de patologia (ou doença inclusive emocional) na MTC é a má circulação de Qi.


Quando violamos o nosso ritmo, fluxo ou sofremos alguns traumas físicos ou emocionais passamos a sofrer desarmonias energéticas, que depois passam a serem físicas posteriormente. Muito tempo em desequilíbrio surgem as doenças crônicas, dolorosas, degenerativas, autoimunes e inflamatórias que predominam a vidas das pessoas atualmente.


O ideal é prevenir, porém mesmo em quadro grave já esteja instalado a Acupuntura tem resultado positivo.


Isso ninguém ensina na Medicina convencional. Podemos ter mais força e fluxo energético quando:

  • Praticamos Exercícios e nos mexemos

  • Consumimos alimentos naturais: raízes, verduras, legumes, frutas, grãos, sementes, cogumelos, carnes e ovos.

  • Meditamos, oramos e contemplamos a natureza

  • Dormimos bem

  • Bebemos água

  • Evitamos excessos

E estamos em sintonia com nosso coração, mente e temos relacionamentos saudáveis.


Para esse ano algumas dicas. Saia da zona de conforto, relaxe mais, escute música, cozinhe mais(se não souber aprenda), seja simples(menos aparência), seja autêntico e aprenda a dizer NÂO. Respire mais fundo, diminua o ritmo, ria mais e expanda seus horizontes emocionais, intelectuais e espiritual.


Voce pode mudar. Termino com a célebre frase de Albert Einsten:

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”



24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page