top of page

Meu Marido é Narcicista

É mais comum escutar isso na clínica, contudo há esposas narcisistas. Onde começa? Segundo Lacan este tipo de personalidade que foi moldada pelo desejo da mãe e ocorreu uma suposição do desejo materno. O filho ou filha passam a “serem” a imagem que a mãe gostaria de ter, beleza, poder, fama, sucesso, ser especial, diferente, maravilhoso(a), perfeito(a)... Por isso uma dica; conheça bem sua sogra e o que ela acha de seu futuro conjugue, por aí terá já a ideia do problema.


Para Freud, o narcisismo é uma fase do desenvolvimento de todas as pessoas. É um estágio em que tem a passagem do autoerotismo, ou seja, do prazer que é concentrado no próprio corpo, para eleição de outro ser como objeto de amor.


O problema que é esse traço se fixa em algumas pessoas. No geral elas aparentam serem autossuficientes, bem sucedido na vida, profissão ou carreira, porém a base de exploração de bondade, generosidade e disposição de alguém que coloca ele coloca como sendo dependente dele, submisso e quase objeto. E detalhe de preferência ter boa aparência, ser bonita(o) para esse lugar privilegiado ao seu lado. Quem está bem próximo sofre muito e sente muita angústia e solidão, identifique quem ele é.


Traços de Marido Narcicista:

Ele muda com o tempo. No começo, ele pode ter sido extremamente charmoso e atencioso. No entanto, isso não vai durar muito. Se você perceber ele lentamente se tornando mais egoísta, isso não é algo novo. Parecer bonzinho e generoso foi armadilha para atrai-la Ele está manipulando você e tentando deixar você cega por sua falsa personalidade. Mas não se preocupe, você verá quem ele é em breve e só você enxergara suas verdadeiras cores.


Toma tudo pessoalmente. O marido narcisista é muito sensível a crítica, odeia ser contrariado, se alguém faz isso Ele não vai gostar disso. Como uma criança, ele vai fingir e, em seguida, girar em você, culpando você por sua transgressão.


Ele te coloca para baixo. Maridos narcisistas são tudo sobre ser superior a todos. E a única maneira de fazer isso é empurrando os outros abaixo deles. Se você encontrá-lo insultando ou te derrubando, ele não está apenas sendo abusivo, mas ele está tentando parecer mais poderoso do que você.


Ele sempre precisa de atenção. Se você fizer contato visual com seu amigo, ele dirá que você está traindo ele. Se você passar algum tempo com sua família, ele dirá que você está negligenciando-o. É porque seus olhos não estão nele. Ele não quer que você passe tempo com sua família ou amigos, ele quer que você seja 100% dedicado e obcecado por ele.


Tudo gira em torno dele. Se ele está doente e vocês dois têm ingressos para ver sua banda favorita, você não está indo. Por que não? Porque ele não pode ir. E mais, quem vai cuidar dele enquanto estiver fora? Tudo é sobre ele. Todo evento que você planeja, todas as férias - tudo tem que ser pré-aprovado por ele, e seus objetivos e planos. Não é sobre você.


Ele se sente com direito a tudo. Ele vai pegar esse novo carro, sabe por quê? Porque ele acha que merece. Ele merece tudo o que ele coloca seus olhos. Maridos narcisistas sentem que são donos do mundo e que todos deveriam admirá-los. Isso significa que eles não aceitam "não" com tanta facilidade.


Você se sente caminhando em cascas de ovos. Não tem certeza se o que você vai dizer vai irritá-lo e começar uma briga? Pode ser que você não tenha filtro quando fala ou pode ser que ele seja um marido narcisista. Se você está se sentindo ansiosa e incerta sobre expressar um pensamento ou opinião, isso não é saudável. Isso mostra que ele tem controle total do relacionamento e que você não se sente à vontade para se comunicar com ele devido ao comportamento defensivo dele.


Ele é um maníaco por controle. Geralmente, os maridos narcisistas não deixam você tomar nenhuma decisão. Eles sempre terão a palavra final e se não gostarem, bem, muito mal para você. São detentores das decisões mais importantes do casal, e usara todo argumento para tentar convencer de que está certo, e de sabe o que está fazendo, por ter visão melhor, mais nobre e perspicaz.


É sempre sua culpa. Mesmo que ele tenha derrubado o copo de leite, a culpa é sua porque você o distraiu. É sempre sua culpa. Um marido narcisista nunca pode estar errado, e se eles estão, eles vão girar e colocar em você. Eventualmente, você vai ficar tão cansado de discutir com eles que você vai desistir.


Ele acha que ele é especial. Ele acha que é um presente para o mundo e que as pessoas deveriam estar beijando seus pés. Sabe tudo, sofreu mais, leu mais...estudou mais...Essa sensação de ser "especial" só pode ser entendida por aqueles que também são especiais, também conhecidos como ... pessoas de alto status e mais elevada.


Ele não quer ouvir sobre seus problemas. Ele não quer ouvir seus problemas porque ele não se importa. Você pode ter pensado que é porque ele é tão profundo e complexo - como se ele não pudesse ouvir seus problemas porque isso o machuca muito. Você está errado, ele não se importa com você. É tudo sobre ele. Ele quer o seu melhor e seus problemas resolva sozinha.


Ele é todo exibido. Ele quer o melhor e quer parecer o melhor. Ele é todo sobre exibindo seu novo carro no Instagram e colocando garrafas de champanhe. Ele quer ser visto como uma pessoa de alto status que está acima da população típica. Se ele está obcecado em ganhar seguidores e tirar a selfie perfeita, isso é um sinal de alerta. Busca admiração de chefes, ou pessoas que tem prestígio e cargos importantes em vários seguimentos: político, social ou espiritual.


Ele não se importa com seus sentimentos. Falta de empatia, compreensão e atenção aos seus detalhes e questões. É isolado no desejo dele e razões dele. Ele está preocupado com a refeição dele, suplementos, corte de cabelo, estética, relógio, academia, sapatos, unhas...


Ele vive de acordo com as regras dele. Se você fez algumas regras da casa e espera que ele as siga, boa sorte. Ele vai fazer o que quiser, quando quiser. Se as regras o incomodarem de alguma forma, ele as quebrará. Por que ele seguiria as regras que ele não criou?


Coisas ruins só nos outros: projeta em todos os defeitos próprios, e é claro principalmente em você que está ao lado. Muita dificuldade de admitir erros, falhas e pecados, encobre todas as transgressões, mas escancara. ELE é perfeito esqueceu.



Se seu casamento está difícil porque sabe que quem está do seu lado, não sabe amar você e sim o que você poder fazer, colaborara e proporcionar a ele. Repense este relacionamento com essa pessoa manipuladora, egoísta e solitária. Procure ajuda.

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page