Como ter uma velhice melhor
O ano começou e você como está? Já fez uma auto avaliação? Está atrás de autoconhecimento? Desafios? Ou apenas está remediando atitudes e desições do passado?
A psicologia ajuda muito as pessoas, a psicanálise penetra no âmago e traduz nossa essência. Mas hoje o que temos é uma geração nova agitada, rapidinha e com o celular na mão. Pessoas de meia idade preocupadas e Idosos doloros e doentes.
O Bem estar como um todo começa desde a infância para que a qualidade de vida viceje, assim como o animo, vigor e alegria por décadas.
Um grande estudioso de Qualidade de Vida e Bem Estar Lawton(1983;1986;1991) concede a importância aos recursos de compentência pessoal e à pressão do meio e os recursos de compentencia individual como sendo fatores para o bem-estar psicológico ou afetivo positivo, bem como comportamento adaptativos.
Para esse autor quem está acima de 60 anos e tiver: competência comportamental, bem estar subjetivo, qualidade de vida percebida e condições ambientais- terão qualidade de vida.
Competência Comportamental: se refere a quão bem a pessoa funciona nnos domínios de saúde, autocuidado, disciplina, atividade física, cognição, uso do tempo e comportamento social, com base em jugamentos de comportamentos sociais(há idosos alcoolistas, promíscuos, jogadores compulsivos...)
Condições Ambientais: dizem respeito ao meio físico e ao ambiente da pessoa. Podem ser julgadas por medidas absolutas ou objetivas, tais como qualdiade da água e do ar, casa sem reforma, ou pela qualidade da harmonia como as pessoas em seu meio, ambeinte com briga, tensão e muito estresse.
Qualidade de vida percebida: é totalmente subjetiva, e reflete a própria avaliação individual sobre sua saúde, família, rede de amigos, moradia, espiritualidade, uso do tempos e outros importantes aspectos da vida.
Bem estar Psicológico: envolve o aspecto global da saúde mental, o qual inclui conceitos como depressão, emoções positivas e satisfação geral como a vida. É conformado por uma dimensão mais cognitiva e orientada pelo bem-estar(a satisfação), e por outra dimensão mais afetiva e de estado(sentir-se bem ou mal em determinados momentos).
Levar em consideração a auto estima, padrão de convivência, tranquilidade, pouca culpa e menos cobranças(deixar de “e se..” , “eu deveria ter feito...”) , correção moderada e gradativa de padrões de melhor qualidade de vida, são vitais para a maturidade equilibrada e satisfatória.
Saúde mental ou física não começa na farmácia. Aprofundar o conceito de Bem Estar e Qualid

ade de Vida é uma visão macrocósmica, ou seja, olhar o todo a partir de uma parte, ampliando a visão para o entendimento do campo energético e promovendo a saúde com métodos naturais.
Aceitar a Medicina Integrativa é fundamental para promoção da saúde e não da doença.
Referencia:
Lawton,M.P.(1991) A multidimensional view of quality of life in frail eders. San Diego: Academic Press.