top of page

Como a depressão é mascarada!


Existe um clichê de que o deprimido é quem está totalmente parado, sem ação, impotente e até em uma cama num quarto escuro. Pessoas assim estão em uma estágio avançado, um grau complexo. Muitos outros que portam essa doença estão perto de nós com traços mais brandos.


Freud em 1926 em sua Obra “Inibição, Sintoma e Angústia”, Freud afirma que a depressão é uma inibição generalizada. Se assistir redução e economia de energia em vários aspectos da vida de uma pessoa desconfie. Tipo não querer: andar, estudar, trabalhar, arriscar...


Como a pessoa se apresenta por FORA?


PROCRASTINAÇÃO E FALTA DE MOTIVAÇÃO = Perda de prazer e vontade de fazer desde as tarefa mais simples até as mais complexas(escovar os dentes a passear ou viajar).


RACIOCÍNIO LENTO OU AGITAÇÃO(NERVOSISMO) = Kheil em seu Livro O Tempo e o Cão fala que “tempo do deprimido é outro e bem mais lento que o das outras pessoas”, o nervosismo e irritabilidade ocorre pela frustração, geralmente pelos adolescentes e jovens; Melanie Klein esclareceu sobre a Culpa Persecutória do Deprimido, e a pessoa passa a ter: arrependimentos, fortes auto acusações, cobranças intermináveis e cruéis.


INSONIA OU EXCESSO DE SONO = Ansiedade e fuga psicológica, além de nesse estágio já ocorrer desequilíbrio de neurotransmissores.


MUDANÇA DE PESO= Alteração da libido afeta o apetite e há nas pessoas que mais obsessivas anorexia e nas mais histéricas bulimia. Ou efeito emagrece e engorda, efeito sonfona.


DORES FÍSICAS = Dor e humor são comandos por regiões conectadas do cérebro, quem tem depressão pode ter mais dores pelo corpo e quem tem dores crônicas provocadas por outras condições está mais sujeito a depressão. As enxaquecas e incômodos na lombar por exemplos são sinais.


ALTERAÇÃO DE HUMOR = A dificuldade de elaboração psíquica com a realidade; tensões e estresse diário faz com que a pessoa viva uma instabilidade emocional, a mente cansa de procurar saídas e fica difícil segurar a imagem, as auto-acusações, pesares e desanimo derrubam o humor. Para os psiquiatras são apenas os neurotransmissores.


INFECÇÕES DE REPETIÇÃO = A depressão frequentemente se manifesta na forma de pouco autocuidado, a pessoa pode deixar de ter atitudes que mantêm as defesas em dia, como fazer exercícios e ter uma alimentação equilibrada. Geralmente recorre a vícios: carboidratos, açúcar, álcool, fumo e drogas. Além de interferir no humor, o cortisol também desequilibra o sistema imunológico.


A vida contemporânea traz em seu momento um cenário de mortes, restrições e insegurança, quem tem dentro de si marcas doloridas, traumas não assimilados, conflitos intrapsíquicos, baixa autoestima, pouco autoconhecimento, dificuldade de estabelecer limites... está sendo vítima da Depressão.


Procure um Psicólogo, tente melhorar estilo de vida ou dependendo do estágio vá direto a um Psiquiatra.



79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page