top of page

Acalme o desassossego

O corpo humano é uma máquina perfeita, quando falta combustível ele para, trava e pifa. Será que estamos atentos aos seus sinais? Se não fazermos prevenções, cuidando dos desassossegos, começam os indícios. Por isso que com o passar do tempo, o sistema somatiza males e doenças. E, nos momentos em que o estresse é grande, uma das partes mais impactadas é o sistema digestivo. O estômago e o intestino mostram quando não estamos processando bem a vida.


A Psicossomática, uma vertente da Psicologia, estuda a origem das doenças antes de elas afetarem o corpo físico, pois além do corpo, existe psique, que é responsável pela mente, em uma conversa interior, e quando algo não vai bem com a gente ou não podemos comunicar o que no afeta, surge o sintoma.


Se eu não estou dando conta das cargas do dia a dia, do processamento da vida, o corpo sinaliza. No caso de sintomas digestivos, geralmente ocorrem por conta de distúrbios de ansiedade, eventos estressantes, traumas ou até violências sofridas no passado. Isso porque essa região do corpo recebe essa tensão quase coo uma válvula de escape das emoções.


Na Medicina Tradicional Chinesa a região baço-pâncreas-estômago está ligada ao elemento terra. Se não estamos digerindo bem os problemas da vida, precisamos nos nutrir melhor. Secura e calor são especialmente prejudiciais para o estômago, portanto alimentos com qualidade Yang como ácidos, temperos, café, bebida alcoólicas devem ser controlados.


Para fortalecer o centro interior, alguns alimentos indicados para o elemento terra, segundo a dietética chinesa são os grãos com painço, milho, aveia, arroz; legumes com cenoura, repolho, batatas, ervilhas, abobora, soja; carnes vermelha, de aves, cordeiro...peixes e bebidas como chá de erva-doce, suco de uva, licores. Evite: Alimentos com natureza térmica fria e gelada, já que causam o resfriamento do corpo e o enfraquecem; excesso de lacticínios, doces e alimentos gordurosos.


EM paralelo, a Acupuntura é um tratamento integrativo recomendado para trazer de volta o equilíbrio dos meridianos, que são afetados pelas emoções que esquentam a gente. Essa antiga técnica ex

erce estímulos que funcionam para equilibrar as energias. As agulhas estimulam pontos que desobstruem os fluxos que não estão bem. Essa técnica milenar funciona estimulando o sistema nervoso central, que librara neurotransmissores e hormônios que aliviam a dor, o que melhora o sistema imunológico e regula as funções do corpo.


Ajude seu corpo a FLUIR melhor e reencontre o equilíbrio interior. Assim não haverá desassossego que dure para sempre.

48 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page