top of page

LUTO COLETIVO

Quando ocorre mortes em massa, a multiplicidade das perdas, a ruptura das famílias e dos sistemas sociais chamamos Luto Coletivo.


Com a COVID 19 o mundo inteiro teve perdas, com mortes, sensação de insegurança, mudanças nas relações sociais e a ansiedade em relação ao futuro. Todos foram restritos em sua liberdade e isso nos afeta.


Para quem está com sintomas: O isolamento social por quem é contagiado causa medo, enfraquecimento físico e problemas emocionais pela falta de apoio e companhia. Para outros os sentimentos de tristeza, como culpa e vergonha são comuns.


Para quem perdeu algum ente ou amigo: o velório é sem rituais, ente

rro rápido, sem cerimonias, despedida e sem visualizar a fase do ser amado que parte, além de ser restrito.


As reações físicas e emocionais comuns vivenciadas como expressão de Luto:


Físicas: Sensação de Entorpecimento, insensibilidade, Agitação psicomotora, Dores, Pânico, Dificuldade para Dormir, Perda de apetite, Náuseas, Perda de Apetite, problemas gastro intestinais, Tensão Muscular e Cefaleias.


Emocionais: Tristeza, Desespero, Saudades, Incredulidade, Choque, Raiva, Vazio, Culpa, Arrependimento, Alívios e Preocupação


Para os Profissionais de Saúde: o Luto aparece com manifestações afetivas como culpa, ansiedade, depressão; manifestações comportamentais como fadiga e choro; com atitudes voltadas a si e ao contexto como auto-reprovação, baixa auto-estima e desamparo; lentidão do pensamento e da concentração; perda de apetite; distúrbio do sono; queixas somáticas como dores, náuseas, nó na garganta, palpitações, necessidade de suspirar e sensação de estômago vazio; mudanças na ingestão e suscetibilidade a doenças.


Tais sintomas são respostas normais, necessárias e esperadas e precisam ser vividos para que a perda seja encarada de forma satisfatória e para que os enlutados consigam (re)estruturar seu papel no âmbito social.


O Psicólogo está a disposição para a ressignificação e suporte desse momento social e pessoal.


Sônia Augusta

Psicóloga Clínica



16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page