top of page

Seus pais e os cuidados

Quem tem hoje pais idosos está com uma preocupação extra, já que o grupo de risco são os idosos.


Falando como Gerontóloga, minha última Especialização, a principal meta desse profissional é o cuidado e a manutenção da saúde, independência e da autonomia do idoso.


O declínio fisiológico da função intelectual, emocional e motora do idoso constitui fatores de dependência funcional.


Cuidados:

Hidratação: idosos bebem pouca água e a desidratação afeta o funcionamento de todos os órgãos, inclusive a mente. Dê agua mesmo sem sede, de preferência magnetizada/alcalina e mineralizada(sugestão Combo Timol-sou representante comercial dessa marca), diminui a acidez típica da velhice e acaba com processos inflamatórios.

Higiene: Tomar banho todos os dias, dentes, roupa, ambiente arejado, limpo e seco(evitar umidade e escuridão), acenda a luz sempre e adicione cor lez e suaves nas paredes, óleos essenciais, aromatizantes... tudo isso contribui para purificar.


Alimentação: Frutas, legumes, Vegetais, Proteínas(animal e Vegetal), Aminoácidos, Suplementos, Sementes(castanhas e Nozes). Evitar Laticínios e derivados, embutidos(salsichas, linguiças, presunto.. e queijos); Carboidratos e bebida alcoólica(1 vez por semana e dose controlada).


Lazer : A capacidade e necessidade de lazer é para alguns autores coo Dumazedier (1994) uma função importante, visto que tentar se distrair e desviar a atenção do cotidiano provoca a sensação de liberdade e ajuda as pessoas a exporem seus sentimentos e emoções.

Para os idosos o lazer e resgata a história de cada um e alivia dores, preocupações ociosidade, o que os deixam mais a vontade, descontraídos, contentes e o que gera prazer é uma atuação de promoção de social, cultural , educativa e de saúde.


Segurança; Reafirmem seu amor por seus entes mais idosos. Eles precisam de sentido, utilidade, trabalho, perspectiva.


Todos poderão ter um bom Sistema Imune se modificar hábitos nocivos, além de vontade de viver, não importa a idade.

MORANGAS Ricardo. Gerentologia Social Envelhecimento e Qualidade de Vida. Tradução Nara C. Rodrigues.São Paulo Paulínas, 1997.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page