top of page
  • Sonia

Você está satisfeito?

Quando pensei nesse tema logo veio a música dos Rolling Stones I can’tget no Satisfaction, que letra angustiante já que a o refrão “Não consigo ficar satisfeito...porque eu tento, e tento e tento não consigo ficar satisfeito”


A satisfação ou contentamento é um estado de espírito que independe de valores, coisas, cultura ou idade, contudo está mais ligada ao mundo interior e a percepção da realidade.

Muito parecido com a felicidade a satisfação parece significar coisas diferentes para pessoas diferentes, dependendo do seu conceito sobre a vida.


Muitas pessoas encontram certa alegria quando conseguem alcançar algum objetivo ou comprar algo que queriam muito. Mas quanto tempo dura essa onda de satisfação?


Infelizmente, na maioria das vezes, ela dura pouco. : O Journal of Happiness Studies. Uma revista sobre qualidade de vida diz que, quando uma pessoa já tem o necessário para viver, ganhar mais dinheiro vai contribuir pouco para sua felicidade ou bem-estar.


Outra revista revista Monitor on Psychology. mostra que o problema não é o dinheiro em si. Ela diz que o que leva à infelicidade é “ficar correndo atrás de dinheiro”. Muitos falam:” Vou ser feliz quando me casar e tiver filhos.” “Vou ser feliz quando tiver minha própria casa.” “‘Vou ser feliz quando conseguir aquele emprego.” “Vou ser feliz quando . . .” Chega para Psiquiatras, Psicólogos e até o suicídio pessoas que conseguiram tudo o que propuseram e escutamos “ Não consigo ficar satisfeito”.


O sorriso, a danças, a sonoridade, estampas de roupas coloridas dos Africanos dá inveja a qualquer brasileiro, americanos e nem se fala aos europeus! Como eles conseguem ficarem satisfeitos, longe de cultura, aquisições e perceptivas, e sem ter segurança profissional e financeira; carro, casa e muito menos um plano de saúde?


Uma psicanalista DelNero(2003) escreveu:

“É crescendo nas profundezas da terra que a estrutura das raízes se solidificam e têm condições de transportar a energia de vida para o fruto que vai nascer. É na obscuridade do inconsciente que manifestam-se as coisas mais profundas que trazem a tona a renovação e o sentido da vida” - Caminhos do Inconsciente.


Quando não compreendemos as lições que a vida tem pra nos dar, ao nos fazer passar por determinadas experiências, criamos emoções negativas,paralisamos o nosso desenvolvimento e produzimos doenças e vícios que retornam á vida consciente da pessoa pra lhe visar que algo em seu mundo interno deve ser revisto para que seu desenvolvimento emocional continue a fluir novamente e ao seu próprio corpo também não seja alvo de descompensação que possam vir a prejudicar ou até paralisar o curso harmônico de sua vida.


Algumas estruturas de personalidade mais comprometidas interpretam os obstáculos da vida como algo perigoso que deve ser evitado ou como um peso(estaca)que deve ser eternamente carregada, certamente estaremos gerando dentro de nós emoções negativas em relação a nós mesmos e ao mundo cruel que nos coloca tantos obstáculos para “atravancar” nossa realização e satisfação de viver.


O auto-conhecimento é fundamental e a chave que realmente você estar EM SI é a base para a paz interior e satisfação com a vida. Um livro de sabedoria bem respeitado diz o seguinte: “Felizes são os íntegros no seu caminho.” (Salmo 119:1), mas como sempre pedem algumas dicas vou deixar dicas para os contempladores mais racionais e pedagógicos.



No livro "A arte da Imperfeição" foi definido 10 sinais de uma vida abundante que indicam o que um a pessoa PLENA se esforça para cultivar e do que ela luta para se libertar

  1. Cultivar a autenticidade; se liberta do que os outros pensam

  2. Cultivar autocompaixão; se liberta do perfeccionismo

  3. Cultivar um espirito flexível; e se libertar da monotonia e da impotência

  4. Cultivar gratidão e alegria; se libertar do sentimento de escassez e do medo do desconhecido

  5. Cultivar intuição e fé; se libertar da necessidade de certezas

  6. Cultivar criatividade; se libertar da comparação

  7. Cultiva o lazer e o descanso; se libertar da exaustão como simbolo de status e da produtividade como fator de autoestima

  8. Cultivar a calma e a tranquilidade ; se libertar da ansiedade como estilo de vida

  9. Cultivar tarefas relevantes; se libertar de duvida e suposições

  10. Cultivar risadas, musica e dança; se libertar da indiferença e de estar sempre no controle.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page