top of page

TRAUMA

Todo se humano é sui generis, contudo o que temos em comum é a delicadeza e necessidade de amor. Desde a concepção da ideia de ter um filho, como foi gerado, como nasceu e o ambiente e recepção dessa nova vida será o que irá determinar sua estrutura de psíquica.


Quando se fala em Trauma temos Freud o pai da psicologia que no inicio de seu trabalho 1893 passou a tratar desse assunto e como o Trauma sendo estruturante, pois irá fornecer subjetividade e moldara a dimensão de cada pessoa, tendo um papel fundamenta(introdução do Pai, distanciamento da mãe...). O nosso alicerce estrutural ocorre na base desse atravessamento incontrolável e arrebatador que nos leva a distinção de nossa personalidade.


Como falo, ou melhor,escrevo para pessoas leigas, vou apenas pincelar o conceito de trauma baseado nos meus principais Teóricos Freud, Lacan e Winnicott.


Trauma é tudo que nos impacta de forma marcante, é uma marca complexa, ultrapassa o que cada um dá conta, não cabe em nossa mente, fere os sentidos, chega sem pedir licença, incomoda, abre o chão, desnorteia, desestrutura, abala, fere e nos remete a condição de atravessamento, está na ordem do pathos porque nos traz patologias.


Para Freud é um encontro marcante que reterá energia psíquica, a reserva energética no psiquismo terá sintomas de ordem econômica na vida da pessoa, ou seja Depressão. Lacan trará implicações com o Real e a linguagem do impossível e impotência denuncia trauma. Winnicott afirma que o trauma prejudica a liberdade e maturidade, cristalizando o momento do acidente traumático promovendo fixações ao evento traumático, e mina a confiança no ambiente e em pessoas.



Trauma pode ser na infância: Ambiente doméstico ou no qual foi criado(a): creche, escola, casa de parentes, com cuidadores..brigas, gritos, discussões, ofensas,perdas, doenças, internações na primeira infância, violência, abandono, agressões físicas, psicológicas e sexuais.

Adolescência e fase Adulta: Brigas, Exclusão, Traições, Separações, Perdas, Agressões física, moral, psicológica e sexual.

Social: Violência social, Terrorismo, Gangues, Instituições, Guerrilhas e Guerras.

O ser humano capturado pela dor é interrompido pelo fracasso do amor em todas as instâncias da vida.


A clinica psicológica com base psicanalítica traz respaldo para o acolhimento, ressignificação da marca, superação do sofrimento levando em conta a singularidade e o tempo de cada pessoa. O atravessamento traumático é tratado com afeto, empatia e respeito. Diferente de Treinadores que desconsideram a profundidade e calabouços do psiquismo a complexidade das pulsões.

A pessoa com dificuldade de descarga energética tem sintomas no corpo= doenças e dores , hábitos, na sociabilidade, escolhas e a aliança com o fracasso e impotência é vista pela clínica psicológica como sendo o abrigo dos incompreendidos.


Não são esqueminhas e nem palestras motivacionais para dar UP e conquistar metas que funcionam para quem é marcado e foi violentado e fraturado pelo sofrimento que funcionara e trará resultados. O mundo pós-moderno cobra tempo, eficiência, rapidez e agilidade e muitos, muitos mesmo precisam sararem feridas e ataduras para a alma.


O traumatizado está preso em um ciclo, escolhas, relações e estilo de vida sem plenitude e real liberdade. E a profundidade desse evento, o trauma, é descortinado com calma e amor por um bom psicólogo.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page