top of page

Ansiedade Extremada

Trata-se de elevada concentração de ansiedade em estado relativamente duradouro, sendo vivida como grande desorganização e como caos psíquico. Os pacientes relatam que são dominados pelos sofrimentos causados pela ansiedade, sendo impedidos de levar uma vida normal. Muitas vez


es, sem sossego, eles não conseguem pensar, andam de um lado para o outro sem rumo, o peito explode de aflição e nada mais lhes interessa a não ser a própria ansiedade(típico de fumantes inveterados). As restrições costumam ser imensas: de se relacionar, de produzir e, até de se locomover. Podem sobrevir sonhos recorrentes de vazio, de destruição e de autodestruição. A vida mental é amplamente sufocada pela ansiedade e os pacientes costumam pensar que é impossível reverter essa situação; quando se torna desesperante, aponta para altos riscos de suicídio.

A ansiedade extremada pode ser vista, também como um estado de minipânicos diluídos, que se desdobram em processos prolongados. Ás vezes, coexistem com o pânico, sendo mais comum que o substituam. Nesse caso, geralmente há grande aproximação ao pânico, ainda que os pacientes não tenham tido experiencia diretas com ele. De igual forma, há grande aproximação ao buraco negro(metáfora que seve para designar um estágio no qual se intensificam as vivencias de solidão, vazio e vácuo interiores, correlativas a um estado de grande esvaziamento do Self, associado com perdas de referencias internas e de eixo psíquico).

Os pacientes se debatem como angústia de dissipação de si mesmo, com o terror para uma sensação de inexistência e um forma esmagadora de ansiedade(isso ocorre quando relações, situações, pressões, papeis insustentáveis...sufocam a pessoa, assim como sentimentos de raiva, frustração, inconformismo.. dominam), tudo relacionado como o distanciamento de contato com o Ser Interior.

Clinicamente verifica-se a falta de presença em si mesmo e a falta de sustentação do Self. A estruturação inconsciente, por sua vez, acha-se bastante afetada. A análise geralmente poe em evidencia o nível excessivo de auto ataques, invalidações e um conflito interno imenso. Somos pulsões e energia(libido), nesse estágio pode-se afirmar que as energias da pessoa estão contra ela mesma(já gerando doenças e diversas manifestações psicossomáticas). Os paciente não encontram nada de bom neles próprios, rejeitam-se por qualquer motivo, abandonam desesperadamente suas atividades, lançam impropérios contra si mesmos e, em certos casos dizem que são prisioneiros ou escravos de uma força poderosa e estranha que deles se apodera.

Essa força quer fazê-los acreditar que não vale a pena viver, porque são detestáveis, imprestáveis, fracassados, inviáveis, arruinados e tudo mais. Eles sentem que tudo deu errado em suas vidas e que seu mundo se desmoronou. Afirmam que pensar de modo confiante seria totalmente falso, porque por seus próprios erros, todas as oportunidades foram perdidas, não conseguiram realizar nada de proveitosos, suas vidas foram inteiramente destruídas, a desolação espalha-se por toda parte e para sempre. Eles atacam até por razões que de outro ponto de vista seriam completamente insignificantes.

Em vez de se defenderem, colocam-se do lado das forças atacantes e, por isso, não conseguem vislumbrar solução para seus problemas. Costumam concluir, portanto que nada mais vale a pena: a vida que tem e a vida em geral são coisas erradas, inúteis e desprezíveis. Os paciente acreditam que estão em uma situação sem saída e que estão determinado e sem mudança de perspectiva, consideram-se doentes irrecuperáveis, que nada mais tem a fazer de suas vidas...

Precisam de ajuda, muita ajuda psicoterapêutica para a tarefa simples. Colocarem em ordem suas vidas, dar os primeiros passo, recuperar energias e sentimentos restauradores, apoio, apoio e direcionamento para possibilidades e com as forças em uma mesma direção saírem de círculos viciosos que o incapacitaram.

Referencia:

Psicanálise Compreensiva- uma concepção de conjunto - Walter Trinca


Sônia Augusta

Psicóloga Clinica/AT

11 99483-6799 WhastApp (atendimento por Skype)



15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page