top of page

Você pode combater o pessimismo!!!

COMO você encara suas frustrações e e dificuldades? Muitos especialistas acreditam agora que a resposta a essa pergunta determina em grande parte se você é otimista ou pessimista. Todos nós passamos por muitos momentos difíceis na vida, alguns de nós, mais do que outros. Por que, então, alguns parecem se recuperar dos problemas, prontos para mais desafios, enquanto outros parecem desistir diante de cada dificuldade, mesmo as relativamente pequenas?

Por exemplo, imagine que você está procurando um emprego. Você vai a uma entrevista, mas não é contratado. A que conclusão chega? Talvez ache que o problema está na sua pessoa e veja a situação como permanente, dizendo a si mesmo: ‘Ninguém contrataria alguém como eu. Nunca vou conseguir um emprego.’ Ou pior, você talvez permita que esse único desapontamento distorça a sua maneira de ver todos os outros aspectos da sua vida, pensando: ‘Sou um fracasso total. Não presto para nada.’ Nos dois casos, o modo de pensar é totalmente pessimista.

Você pode lutar contra o pessimismo se perguntando: Qual é minha reação diante de um obstáculo? Para combater é importante:

  1. Aprender a identificar tais pensamentos negativos é o primeiro passo, e é fundamental= seja humilde e reconheça que é Pessimista.

  2. Combata o pessimismo. Pense em alternativas razoáveis. Por exemplo, será mesmo verdade que você não foi aceito no emprego porque ninguém o contrataria? Ou seria possível que o empregador estivesse apenas procurando alguém com outras q


ualificações?

  1. Seja realista importante isolar os sentimentos e aguçar a razão, ou seja o real. Concentrando-se em fatos específicos, você descobrirá que certos pensamentos pessimistas são reações exageradas. Será que ser rejeitado em uma certa situação significa realmente que você é um fracasso total, ou consegue se lembrar de outros campos da vida — como suas atividades familiares, relacionamentos sociais, familiares ou amizades — em que tem certa medida de sucesso? Aprenda a desconsiderar suas previsões mais sinistras como mera “catastrofização”. Afinal de contas, como é que você pode realmente ter certeza de que nunca vai conseguir um emprego? E você pode fazer ainda mais para espantar o pensamento negativo.

Pensamento positivo são voltado para alcançar nossas metas

Em anos recentes, pesquisadores desenvolveram uma definição interessante, embora de certa forma restrita, de esperança. Eles dizem que a esperança envolve a pessoa acreditar que será capaz de atingir suas metas.

Para conseguirmos acreditar que somos capazes de atingir nossas metas, precisamos ter um histórico de metas já estabelecidas e alcançadas. Se você acha que esse não é o seu caso, talvez valha a pena pensar seriamente nas metas que você estabeleceu para si mesmo.

Em primeiro lugar, você tem metas? É muito fácil cair na rotina e ser levado pela correria da vida sem parar para pensar no que realmente queremos fazer dela, no que é mais importante para nós. A vida fica monótona, sem graça, vazia, sem rumo... quando não temos um FOCO ou METAS. Estabelecer nossas prioridades, fica mais fácil escolher alguns alvos básicos em diversas áreas; acadêmica, profissional, pessoal como Emagrecer, sair do sedentarismo, viajar, namorar...

É essencial não estabelecer alvos demais logo de início do combate ao pessimismo. Também é melhor escolher os que sabemos que poderemos alcançar sem maiores dificuldades.

Se um alvo for difícil demais de atingir, poderá nos desanimar e talvez desistamos. Por isso geralmente é melhor dividir alvos maiores, de longo prazo, em alvos sucessivos, menores, de curto prazo.

“Querer é poder.” Assim diz um antigo ditado uma vez que tenhamos objetivos básicos em mente, precisaremos de força de vontade DESEJO E DETERMINAÇÃO de nos esforçarmos para atingi-los. Podemos reforçar nossa determinação refletindo na importância dos nossos objetivos e nas recompensas que receberemos ao alcançá-los. É claro que surgirão obstáculos, mas precisamos encará-los como desafios a ser superados e não como barreiras intransponíveis.

Se achar difícil, procure um profissional para Motivá-lo.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page