A vida moderna é cheia de necessidades urgentes. O meio ambiente socioeconômico parece exigir uma dedicação integral a determinado aspecto para que tenhamos a sensação de ser uma pessoa bem-sucedida.
Hoje cedo falava com uma amiga sobre EQUILÍBRIO, esse é seu alvo, pois viu no Diário Oficial que sua aposentadoria finalmente foi publicada!!!
Até eu me emocionei, pois sei que sua vida sempre foi muito extenuante, intensa e conturbada. Mas até para esse momento de relativa “paz” será necessário auxílio para chegar a satisfação, pois o trabalho que sempre representou um espaço enorme de sucesso e prazer hoje será deixado de lado.
A vida é assim, buscamos o tempo todo manter-no em movimento e fazer questionamentos sobre nosso desempenho na vida e em seus vários setores é necessário.
Pode ser que a necessidade do momento seja corpo perfeito, a carreira brilhante, o sucesso financeiro ou qualquer outro, o ideia é equilíbrio.
Na verdade é que o foco excessivo num aspecto específico, em detrimento dos demais fatores que fazem parte da vida, pode trazer certo desequilíbrio, causando estresse e frustração, mesmo quando se consegue o objetivo desejado.
Ás vezes, é necessário pôr toda a atenção e energia em determinado aspecto, por ser ele vital ou ter um prazo limite para ser cumprido.
No entanto, mesmo nesses momentos, deve-se prestar atenção a outros aspectos que podem servir de apoio e afetar o desempenho da atividade para o qual estamos dedicando maior atenção.
Por exemplo, é necessário grande esforço e concentração nos estudos quando uma pessoa resolve se preparar para ser aprovada em um concurso. Num momento desses, é contraproducente somente estudar e não fazer mais nada. É mais inteligente balancear os estudos com exercícios físicos moderados, manter uma alimentação saudável e adequad

a, permitir tempo necessário e indispensável para descanso, e até mesmo curtir um momento de folga semanal para relaxar e descontrair. Tem gente que não consegue isso.
O exemplo citado não é dos mais drásticos, pois toda prova tem uma data certa e, sendo ou não aprovado, a pressão para a realização da prova acaba.
Porém, situação mais grave ocorre quando desejamos a todo custo e de forma obsessiva ser bem sucedido em algum aspecto e isso se prolonga; até mesmo em causas nobres (assistenciais, espirituais, educacionais ... ) e a negligencia pode gerar crise em outras instancias da vida.
É o caso das pessoas que fazem da profissão a única coisa que lhe interessa, relegando outros aspectos a um segundo plano. Vivendo dessa forma, essas pessoas esquecem tudo o mais que compõe a vida ao seu redor: saúde, família, amigos, diversão, etc.
Não precisamos adoecer, perder amigos, a vida... para perceber que o sucesso é ser feliz, e que para ser feliz é necessário manter o equilíbrio entre os diversos aspectos da vida.
Hoje com ferramentas e técnicas de Coaching posso ajudar as pessoas a reflexões e a acharem um meio termo em seus papeis, prioridades e terem mais satisfação e equilíbrio na vida.